Páginas

sábado, 2 de março de 2013

Milagres não se explicam... se aceitam!

“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.“(João 3:1-5)


Nicodemos era um homem que aparentemente cumpria todas as normas, esforçava-se cada dia para ser um bom membro, tinha até um cargo de liderança, mas não era feliz. Experimentava uma sensação de vazio na alma, faltava em sua vida alguma coisa. Um dia decidiu ir ter com Cristo, de quem tanto havia ouvido falarem. Foi à noite, pois tinha vergonha que outros o vissem procurando ajuda. Afinal, ele era um líder da igreja e os homens supõem que lideres devem ajudar e não serem ajudados. ”
O que é mais incrível na história de Nicodemos é que o problema dele não era a falta de conhecimento teológico, mas sim o fato de nunca ter tido um encontro pessoal com Cristo.

Já se sentiu assim alguma vez? Você vai à Igreja, faz as lições, tem cargos e ainda assim sente que alguma coisa está errada, tem a impressão que de nada adianta seus esforços?



Às vezes, nós humanos, vivemos preocupados em procurar o conhecimento teológico, quando na realidade nossa necessidade é outra.
Vivemos frustrados porque sempre tentamos fazer as coisas da maneira certa, mas nunca conseguimos.

A Bíblia diz:“ Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo acostumados a fazer o mal.” (Jeremias 13:23)


George E. Vandeman, em seu livrinho How To Live With a Tiger (Como viver com um Tigre) apresenta uma interessante ilustração que nos ajuda a entender como é a nossa natureza:

“Suponhamos”, disse ele, “que um dia um lobo comece a observar a vida das ovelhas e depois de um certo tempo chegue à conclusão de que o melhor modo de vida é a vida das ovelhas e decida juntar-se a elas. Para isso, coloca uma pele de ovelha em cima e passa a conviver com as ovelhas. Como você acha que ele sentirá quando chegar a hora de comer e as ovelhas comerem com prazer o capim verde? Você acha que ele se deleitará comendo capim? Suponhamos também que ele seja um lobo honesto, e não queira voltar atrás na decisão que tomou, você acha que cinco ou dez anos depois ele finalmente aprenderá a gostar de capim? “Não, claro que não, porque ele é lobo, com paladar de lobo e com natureza de lobo.” Continuemos imaginando a vida do lobo em meio às ovelhas. A princípio talvez ele se esforce para viver exatamente como as ovelhas vivem, embora tudo isso seja contrário a sua natureza. Mas o tempo vai passando, o entusiasmo da decisão que tomou vai diminuindo e, finalmente, depois de um ou dois anos, não consegue mais ficar amarrado a um tipo de vida alheio a sua natureza. Aí, um dia, enquanto as ovelhas dormem, ele se levanta em silencio e vai embora. Longe do rebanho, tira a pele de ovelha e vive como lobo, come como lobo, enfim, faz tudo o que os lobos fazem. Depois de ter dado rédeas soltas aos seus instintos e gostos de lobo ele retorna, coloca novamente a pele de ovelha e no sábado está com as ovelhas, como se nada tivesse acontecido. Nada? Aconteceu sim, e ele sabe disso, e ele chora em silêncio por isso. Um dia, não conseguindo suportar mais esse tipo de vida, clama do fundo do seu coração: "Ó Deus, Tu sabes que quero ser ovelha de verdade, mas Tu conheces minha verdadeira natureza, sou um lobo, nasci lobo, não tenho culpa de ter nascido assim. Mas, Deus, por favor, não quero ser mais lobo, quero me tornar uma ovelha de verdade. Faze alguma coisa por mim." E deus fez o milagre da transformação. Com um toque milagroso, converte este lobo numa ovelha de verdade, com paladar de ovelha, com mente de ovelha.

Embora seja uma ilustração, essa história é real. Quantos de nós não temos saído e tirado nossas peles de cordeiros, vivendo como realmente somos: lobos, e depois voltamos como se nada tivesse acontecido?
Se nos aprofundarmos mais nessa ilustração percebemos que é loucura um lobo se vestir de ovelha e tentar enganar à todos. Afinal qualquer um que o olhar vai perceber a farsa. Pois é, o mesmo ocorre conosco. Quando fingimos ser aquilo que não somos, todos percebem a farsa.


Eu quero te dizer que você pode se esforçar o máximo em fazer o que é certo, mas sem o toque de Cristo na tua vida, o milagre da conversão não acontecerá. Os anos podem se passar, mas vai chegar um momento que você vai enjoar de lutar contra si mesmo e irá viver como um lobo. Por isso não perca tempo, peça a Deus o milagre da conversão em sua vida. Por mais que pareça impossível, tenha fé e confie na transformação. Pare de confiar nos seus esforços, nos seus conhecimentos, naquilo que você pode ver. Creia no sobrenatural, no poder de Deus que é sem explicação.

“Eu não posso explicar como a água pura e simples pelo toque maravilhoso de Cristo um segundo depois era vinho de primeira qualidade. nenhum Químico do mundo pode explicar isso. Milagres não se explicam se aceitam.”
“Como foi possível um cego de nascença viver em escuridão anos e anos e, num segundo depois do toque divino, estar enxergando? Oftalmologista nenhum pode explicar isso. Milagres não se explicam se aceitam.

Oração: “Ó Senhor transforma nosso ser, muda o rumo da nossa vida, liberta-nos da escravidão dos vícios que nos dominam, dá-nos uma nova natureza. Reconhecemos que assim como Nicodemos o nosso maior problema não é falta de conhecimento sobre Ti, mas sim de um verdadeiro encontro contigo. Reconhecemos também que sem Teu toque de transformação, vão serão todos os nossos esforços.
Por favor, opera em nós neste momento o milagre da conversão. Queremos que o Senhor nos transforme em ovelhas de verdade. Aceitamos passar por tudo que for necessário para sermos mudados, mesmo que não entendamos e que nem haja explicação. Afinal conversão é mudança, conversão é milagre. E milagres não se explicam, se aceitam!

(Baseado no livro: "Conhecer Jesus é tudo", capítulo "milagres não se explicam... se aceitam!")

2 comentários:

  1. Edificante demais!!!! Quero aceitar todos os milagres em minha vida mesmo sem entender como. Gloria a Deus por esse post, amigo

    ResponderExcluir